Você não está sozinho nesta jornada

Imagine um calor escaldante de mais de 40° durante o dia. E um sol tão escaldante que obrigue a andar com roupas que cubram todo o seu corpo.

Agora, imagine o outro extremo: um frio abaixo de zero durante a noite. Agora, pense que isso tudo acontece no mesmo lugar, todos os dias.

Você diria que este lugar é difícil de se viver, no mínimo. Não ia querer estar nele. Mas este lugar existe: o deserto.

Se me acompanha há mais tempo, já percebeu que eu falo bastante sobre deserto. Desertos são ambientes extremamente secos, áridos e com pouca vida. O sentido geográfico você já sabe.

Mas existe também um sentido espiritual para o deserto. E é sobre ele que vamos tratar hoje. O que fazer diante desses desertos da vida?

Prepare o seu café quentinho, procure aquele seu canto especial da casa e venha conosco para mais esse momento devocional.

E não disseram: Onde está o SENHOR, que nos fez subir da terra do Egito, que nos guiou através do deserto, por uma terra árida, e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra pela qual ninguém transitava, e na qual não morava homem algum?

Jeremias 2.6

Cheguei ao deserto. E agora?

Deus havia feito uma promessa ao povo de Israel: uma terra que mana leite e mel. Por isso, o tirou do Egito com mão forte! Entretanto, no meio do caminho existia… um deserto.

Para chegarmos até onde Deus quer, existe uma caminhada. E nesse caminho, existem desertos.

Os desertos da nossa vida são as situações difíceis, nas quais muitas vezes não enxergamos saída. Assim como no deserto físico, os desertos da vida são repletos de:

  • solidão

  • escassez

  • sequidão

  • desconforto

  • desalento

Quando você se sente cercado de solidão, abraçado pelo abandono, é sinal de que você está passando por um deserto. Parece que você está em um túnel, um beco sem saída e sem o menor sinal de luz.

O cenário é difícil. Mas não se desespere. Embora desagradáveis, esses momentos são inevitáveis e necessários. Mas é possível vencer todas essas coisas. É tempo de triunfar no deserto.

Triunfando em meio aos desertos

O deserto faz parte do caminho

Embora fosse um local desagradável para se andar por tanto tempo, o deserto fazia parte do processo.

Eu sei que isso não parece ser uma fonte de consolo, mas entenda que essa fase difícil faz parte da jornada! Para chegar até o lugar da bênção, é preciso vencer as provações da vida.

Na verdade, o deserto existe na vida de todo mundo. Todas as pessoas passam por momentos assim. Quem nunca passou, ou está passando ou ainda vai passar.

Mas a diferença de quem serve a Deus é: saber que Deus nos permitiu passar pelo deserto. E se ele permitiu, Ele tem um propósito nisso.

Calma, ainda não é o fim

Se você passando por um deserto, eu quero te encorajar a continuar passando por ele. Até porque não existe alternativa, não dá pra fugir dele. É como uma viagem que tem um começo, um meio e um fim.

Entenda que ele não é o fim. Embora pareça intransponível, Deus vai te fazer atravessá-lo.

Mas não passe de qualquer maneira. Passe com louvor, gratidão, enxergando as coisas que Deus tem feito na sua vida. Porque Ele tem feito grandes coisas, disso eu tenho certeza.

As provações e dificuldades vem para fortalecer a sua fé, o seu caráter e te ensinar valiosas lições que nós não aprenderíamos em momentos de tranquilidade.

Entender este propósito pedagógico (pois Deus está te ensinando algo) é fundamental para vencer.

Nunca, nunca, nunca faça isso…

Existem formas e formas de se passar pelos desertos. Mas a mais errada de todas é passar com murmuração. Murmurar não ajuda em nada. Além de não ajudar, ainda nos afasta das promessas de Deus.

Murmurar significa reclamar, resmungar. No caso do povo de Israel, a murmuração foi contra o próprio Deus. Era um nível de reclamação tão absurdo que levou esse povo a se revoltar contra Deus.

A murmuração contra Deus é muito mais comum do que a gente imagina. Às vezes, as pessoas podem até não ter coragem de verbalizar. Mas estão com o coração cheio de descontentamento com Deus.

Eu vou dizer e repetir: elimine da sua vida todo resquício de murmuração e de ingratidão. Não deixe que ela tenha o mínimo espaço em seu coração.

Deus está contigo no deserto

Chegamos a mensagem mais importante de hoje. Você pode até se esquecer de tudo o que eu disse até aqui. Mas nunca se esqueça disso:

Deus não te abandonou nesse deserto!

Deserto pode ser símbolo de abandono, de escassez, de falta de tudo. Mas também é o lugar onde Deus mais nos mostra:

  • Seu cuidado

  • Sua provisão

  • Seus milagres

  • Sua proteção

Deus jamais abandona o Seu povo no deserto.

E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.

Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.

Êxodo 13.21-22

Lembra do frio? A coluna de fogo aquecia e iluminava o caminho. Lembra do sol ardendo? A nuvem os protegia. Deus cuidava do povo nos mínimos detalhes:

  • as suas roupas não envelheciam

  • calçados não ficavam apertados

  • o alimento diário caía do céu

  • águas brotavam das rochas

Deus pode até não te poupar do deserto. Mas Ele atravessa com você. E a Presença de Deus faz toda a diferença. Quem tem essa Presença inigualável, não sente falta de nada.

Não sei qual o seu momento de vida. O que importa é que Deus está cuidando de tudo. É nas horas mais difíceis que mais podemos ver esse cuidado.

Os desertos podem ser os momentos mais difíceis, mas também são os momentos de mais crescimento. É quando mais percebemos a mão de Deus agindo. É quando aprendemos a viver na total dependência de Deus.

Continue firme rumo às promessas de Deus. Sem vacilar. Sem olhar para um lado ou para o outro. E sempre com gratidão a Deus por tudo.

Que você encontre nEle a força e o ânimo necessários para vencer. Abraços!

Obrigado por ler este devocional até aqui!

Se este texto te abençoou, não guarde só pra você! Compartilhe com alguém.