Um item esquecido, mas indispensável

Você sabe qual é?

Como é bom saborear um boa comida, não é mesmo? Algumas refeições são tão boas que ficam marcadas na nossa memória.

A apresentação perfeita, em um prato todo colorido. A textura, a suculência, a crocância. Tudo isso conta para uma receita memorável.

Mas nada é mais importante que o sabor.

Um boa comida é uma explosão de sabores.

Existe um ingrediente que realça todos esses sabores e dá o equilíbrio que um bom prato precisa. Sem ele, não existe comida saborosa.

Esse ingrediente costuma ficar no cantinho da gaveta de casa e escondido nas prateleiras do mercado. É muito comum até esquecermos de comprá-lo. Quando ele falta, porém, todo mundo nota. É impossível ficar sem.

Sim, eu estou falando do sal.

O próprio Jesus nos compara ao sal:

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

Mateus 5.13

Mas por que Jesus disse isso? Por que comparar os crentes ao sal? Só vai fazer sentido se a gente entender algumas propriedades do sal.

O sabor da vida

O sal dá sabor. Essa é a função mais conhecida do sal e mais presente no nosso dia a dia. Pode faltar qualquer outro tempero, mas quando não tem sal todo mundo sente falta.

É interessante que o sal precisa ser usado com equilíbrio. Essa semana, eu tive duas experiências culinárias não muito agradáveis.

O que elas tiveram em comum? As duas erraram no sal. Uma tinha demais. A outra tinha de menos. Comer fora de casa tem dessas surpresas. Claro, às vezes o cozinheiro “erra a mão no sal” e a gente entende. Mas é impossível disfarçar esse descompasso.

E assim é a vida do discípulo de Jesus. Ele dá sabor ao mundo e à vida das pessoas.

Faz isso com equilíbrio, na medida certa. O crente precisa ser uma pessoa agradável e conviver bem com as pessoas. No que depender de nós, devemos viver em paz, como ensina Romanos 12.18.

Isso não significa compactuar com o que está errado e sim amar as pessoas e levar o tempero do amor de Deus para a vida delas.

O mundo já é ruim se a gente faz isso. Imagine quando não estivermos mais aqui? É até difícil imaginar…

Aliás, isso nos leva a outra aplicação do sal. Não muito conhecida hoje em dia, mas essencial no passado.

Um excelente conservante

Hoje em dia, existem várias formas de se conservar melhor os alimentos. Desde conservantes industriais até a nossa geladeira.

Antigamente, quando não existia geladeira, as pessoas usavam o sal para conservar alimentos, em especial a carne. Dessa forma, um alimento que se estragaria em poucas horas passou a durar vários dias

O discípulo de Jesus é o sal da terra quando conserva uma vida agradável a Deus em meio a um mundo de tanta podridão do pecado.

Então, dá pra imaginar o mundo sem a nossa presença… Seria um antro total de iniquidade e sujeira.

Ele é essencial à vida

O sal também é um elemento extremamente necessário ao funcionamento do nosso corpo. O equilíbrio homeostático depende dele. Ou seja, o sal é fundamental para a nossa saúde.

Assim como, nós também levamos vida e funcionalidade aos ambientes e pessoas. As pessoas precisam enxergar vida e verdade em nós. 

As pessoas pensam que quem segue a Jesus não tem vida, que são pessoas infelizes e até bobas. Mas a verdade é que, mesmo vivendo a vida como querem, essas pessoas que não seguem a Jesus não encontram essa vida.

Aqui também entra o equilíbrio: se você come sal demais, o corpo vai se desequilibrar (quem tem hipertensão sabe bem o que é isso). O sal em excesso se torna disfuncional.

Resumindo

Por mais que o mundo não reconheça o nosso valor, a Bíblia diz que somos essenciais.

Para que tudo isso seja verdade em nossas vidas, ou seja, para de fato sermos reconhecidos como sal, precisamos ter todas essas qualidades na nossa vida.

Jesus diz que o sal, se não tiver gosto, não serve para nada. Só serve para ser jogado fora e destruído.

Como discípulos de Jesus, precisamos agir como tal. As pessoas precisam notar isso em nós. Elas podem pensar várias coisas ao nosso respeito, mas não podem duvidar do nosso compromisso em seguir a Jesus.

Para para refletir um pouco: as pessoas notariam sua falta no mundo? É uma pergunta dura, mas necessária.

Que Deus nos capacite a ser sal e luz para este mundo sem gosto e mergulhado em trevas.

Um abraço! Deus abençoe.

Você gosta do meu trabalho? Quer me ajudar a crescer e alcançar mais pessoas? Você pode me ajudar com seu clique. A cada clique, de cada pessoa, o patrocinador desta edição contribui com um valor. Basta clicar no banner e esperar a página carregar, não precisa se inscrever. Obrigado pelo seu apoio!

The #1 platform for newsletters. Period.

beehiiv is the one platform that does everything for your newsletter. And they do mean everything:

  • A newsletter editor that makes your words shine like they belong on a bestseller list

  • A no-code website builder that doubles as your 24/7 subscriber magnet

  • Revenue tools that make earning money so easy it feels like cheating: ads, referrals, and paid subs

If you’ve got a newsletter (or even just the idea for one), beehiiv is the ultimate no-brainer.