- O Devocional de Hoje
- Posts
- Tetelestai
Tetelestai
Dia #19 - Desafio Lendo o Evangelho de João
E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Todas as pessoas vêm ao mundo, e em algum momento vão embora dele. Jesus veio ao mundo para morrer. Mas Ele o fez por livre escolha. Ele decidiu nascer e também decidiu morrer.
E a hora havia chegado. Após ser condenado, Jesus é açoitado, humilhado e conduzido à via dolorosa Em direção ao Gólgota.
A crucificação era o pior dos castigos possíveis. Era uma morte reservada aos maiores criminosos. A dor era inimaginável. Era uma pena exemplar, para chamar a atenção. Além disso, a cultura judaica considerava uma maldição ser morto em um madeiro.
A humilhação era ainda maior por conta de o condenado ter de carregar a própria cruz. Jesus estava esgotado, sem forças. Ele havia passado uma noite sem dormir, sem água, sem alimento e sofrendo muitas torturas.
Ainda usa suas últimas forças para carregar aquela pesada cruz. A cruz mais pesada, pois estava carregando o peso dos pecados de toda a humanidade.
Jesus passou tudo isso por mim e por você. Após terminar o percurso, a sequência de humilhações continua. Suas vestes são repartidas, e Ele é crucificado entre dois malfeitores.
Em meio a tudo isso, Jesus está como uma ovelha muda. Ele não reclama. Uma de suas poucas palavras é para expressar sua sede.
Ele não está nem mesmo pedindo água, está demonstrando sua desidratação e cumprindo mais uma profecia. E nem isso lhe deram. Ao contrário, colocaram vinagre em Sua boca.
Mas a sua última palavra antes de expirar é: Está consumado. No grego, a palavra é tetelestai. Tetelestai significa que uma missão foi cumprida, que um resgate foi totalmente pago ou que uma posse é definitiva.
Esses três sentidos se cumprem na cruz. Jesus cumpre a Sua missão com perfeição. Ele paga totalmente a nossa dívida com Deus. E, por fim, Ele adquire para nós um direito. Não de uma propriedade qualquer, mas de uma morada eterna.
Só depois disso, o Autor da Vida entrega Seu espírito. Está consumado.
Agora, podemos descansar com essa certeza. Tudo está pago. Como é boa a sensação de quitar algo, não é verdade? De poder dizer que não deve mais nada, e de poder dizer que aquela casa, aquele veículo ou aquele bem agora são seus por direito e você não deve mais nada.
Mas nada se compara à sensação de termos uma casa eterna. Ela já está comprada para nós. Jesus adquiriu para nós esse direito. E abriu o caminho para chegarmos até lá.
Muitas vezes, virão acusações e lembranças do passado. Mas nada pode nos impedir de seguir a caminhada com Jesus: tudo já foi pago.
Nossas dívidas, pecados, dilemas, tudo ficou ali na cruz. As lembranças do passado não podem te impedir de seguir em frente. A lembrança que precisa permanecer sempre em seu coração é: Ele venceu tudo por você!
Obrigado por ler mais este devocional. Convido a ler todo o capítulo 19 de João.
Um abraço e até amanhã. Deus abençoe 🙏
Árley Sevilha