- O Devocional de Hoje
- Posts
- Raízes profundas
Raízes profundas
O segredo para fortalecer sua vida espiritual
Já parou pra pensar qual seria o segredo do ipê?
Nenhuma outra árvore é tão marcante pra mim quanto o ipê. Essa árvore encantadora é um verdadeiro símbolo nacional. Sua variedade e beleza nos encantam há gerações.
Essa fama dos ipês não é à toa. Em Brasília, onde moro, a presença deles é imponente e está por toda parte. É uma árvore linda, de cores variadas e vibrantes. Não tem como não chamar a atenção no meio da paisagem opaca do cerrado.
Além disso, é uma árvore extremamente útil. A sua resistência e durabilidade fazem dela um material perfeito para se fazer móveis, pisos e armações de telhados, por exemplo.
Isso tudo é o que a gente vê, ou toca. Mas o grande segredo do ipê está em algo que não podemos ver. Toda essa resistência, sustentação e beleza tem uma explicação: as raízes profundas!
Raízes profundas: o segredo da resistência
As raízes são partes fundamentais de uma árvore. Raízes são a ligação entre a árvore e o solo. Do solo, se extraem os nutrientes e a água - itens essenciais à sobrevivência de qualquer planta. Além disso, elas dão sustentação para que a árvore não caia.
Não é à toa que Paulo usa essa mesma figura par falar aos colossenses da importância de estarmos enraizados em Cristo.
Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,
enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.
Quando estamos enraizados em Cristo, Ele é a nossa fonte de vida e de sustento. Mas não basta apenas estar enraizado: é preciso ter raízes profundas.
No caso das árvores, raízes profundas é o que permite a sua sobrevivência em tempos difíceis. É o que não deixa ela morrer na seca, nem ser arrancada pelas tempestades. Mesmo que seja cortada, suas raízes profundas não morrem e ela pode crescer novamente. Esse é o tipo de elo espiritual que Deus quer desenvolver em nós.
Raízes nos céus
A diferença entre nós e as árvores é que nós precisamos estar conectados com o céu. Nossas raízes não estão no solo. A gente vive na terra, mas nossa mente está no céu. Não pensando nas coisas da terra, mas pensando nas coisas do alto.
Se estivermos enraizados demais nesse mundo, nossa vida espiritual será raquítica e frágil. É muito fácil perder a fé, ser arrancado da presença de Deus, perder a força.
Raízes superficiais também não tem muito valor. As pessoas podem até ver, mas isso não vai fazer muitas diferença. As pessoas querem crescer a qualquer custo, mas o crescimento sem sustentação é enganoso. Sem raízes, não há como garantir esse “crescimento”. Tudo vai acabar em uma grande decepção, em algum momento.
As raízes profundas podem estar escondidas, mas seus efeitos são reais e duradouros. São elas que vão fazer de você uma árvore forte e resistente.
Cuide das suas raízes
Apesar de ser tão importante, nem todas as pessoas estão buscando ter raízes profundas em Deus.
Desenvolver raízes profundas é construir um relacionamento profundo com Deus. É ter uma vida secreta de oração, busca, jejum e experiências com Deus. É assim que aprofundamos nosso elo de ligação com Deus e com as coisas do alto.
Isso não parece ser tão atrativo à primeira vista. Até porque os outros não veem, não admiram, não comentam o crescimento de suas raízes. Assim como ninguém nota as raízes do ipê e de outras grandes árvores.
Mas se você quer ser útil para Deus, e ser parte da grande obra que Ele está fazendo, precisa desenvolver essa profundidade. É tempo de fortalecer suas estruturas.
Seja uma árvore muito útil
A acácia também tem muitas versões. E Todas elas são muito resistentes.
A Bíblia fala de uma outra árvore muito parecida com o ipê. Só que ela não é tão bonita quanto. É a acácia, cuja madeira foi utilizado na construção da Arca da Aliança (Êxodo 25.10) e outros utensílios do Tabernáculo.
A acácia é uma árvore um tanto rústica, de galhos retorcidos e uma casca muito dura. Mas ela é bem resistente e durável. E era exatamente disso que a Arca da Aliança precisava.
Deus poderia ter feito uma arca com cedro, madeira de lei, mogno, ou outra madeira nobre. Mas Ele escolheu a acácia, e Arca durou muitos séculos.
A acácia é tão resistente e sobrevive aos climas mais áridos exatamente por conta de suas raízes.
Para o tipo de obra que Deus vai fazer, muitas vezes, Ele não precisa de beleza. Ele quer resistência, raízes profundas!
Raízes profundas ninguém vê, ninguém admira, mas é o que nos dá sustentação, alimento e não nos deixa dobrar diante das tempestades da vida!
Deixe Deus trabalhar nas suas raízes. Pode ser um processo longo, difícil e até doloroso. Mas certamente valerá a pena.
Um abraço e até a próxima semana. Deus abençoe.
Árley Sevilha
🎁 Presente para você
Planner da Leitura Bíblica:
Quer colocar Deus em seus planos? Uma das melhores formas é conhecendo mais a Sua Palavra. Por isso, preparei um Planner da Leitura Bíblica em um ano (ou 365 dias, pois você pode começar quando quiser). Para baixar, basta clicar no botão:
📕 Lançamento do meu livro
Como vocês sabem, decidi publicar os devocionais em João em forma de livro físico e e-book. É um processo bem demorado e complexo, mas Deus está abençoando e portas estão se abrindo. Ainda não tem uma data certa para o lançamento, mas é provável que seja na segunda quinzena de fevereiro. De qualquer forma, o e-book vai ficar gratuito por alguns dias na Amazon e eu vou precisar muito da ajuda de vocês, no sentido de comentar e avaliar, pois é assim que um livro consegue aparecer por lá. Conto com cada um. Deus abençoe 🙏
🛜 Siga minhas redes sociais