Quando tudo se perde

Uma reflexão sobre aquilo que permanece para sempre

A força do fogo impressiona

Ele é incontrolável. Nada pode pará-lo, só desiste de avançar quando o vento para. Por onde passa, destrói tudo pela frente.

Parece ser a descrição de alguma criatura apocalíptica ou de algum evento de de ficção. Mas é o relato da devastação dos incêndios em Los Angeles, na Califórnia - Estados Unidos. Esse é o assunto dos últimos dias ao redor do mundo inteiro.

Esses incêndios florestais já destruíram vários bairros, reduziram casas a cinzas e, o pior de tudo, deixaram mortos e feridos.

Tudo isso é muito triste. Tenho orado por toda essa situação e pelas famílias afetadas. Muitas pessoas perderam tudo o que tinham. Imagine que desastre, ver todo o seu patrimônio virar um monte de cinzas?

Tenho refletido sobre que lições podemos tirar de todas essas coisas. Afinal, ainda resta algo quando se perde tudo? E por que essas coisas acontecem? Não tenho todas as respostas, mas vamos refletir um pouco sobre isso.

Todos estamos sujeitos a perdas

Infelizmente, desastres naturais estão cada vez mais frequentes e intensos. E nos lembram o quanto somos pequenos diante da fúria da natureza. Nem mesmo um bairro famoso e rico como Malibu escapou.

O fogo destruiu mansões de pessoas bilionárias, e casas de pessoas comuns. Reduziu a cinzas florestas inteiras. Cobriu de fumaça toda uma região. O fogo não faz distinção de rico e pobre, preto e branco, bom e mau. Ele consome tudo

Isso nos faz entender que todos estamos sujeitos a esse tipo de situação.

Nem mesmo pessoas fiéis a Deus estão imunes à perda. Veja o exemplo de Jó. Ele era a pessoa mais fiel a Deus de sua geração, e passou por uma prova inimaginável.

Mas a diferença é que Jó, em tudo o que aconteceu, não perdeu o seu desejo de adorar a Deus e a sua confiança nEle:

Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.

Jó 1.20

Nada aqui da terra está seguro

Entender a nossa fragilidade é essencial para descobrirmos onde colocar o nosso foco. Porque tudo aqui é passageiro, inclusive a nossa vida. Podemos estar aqui agora, e daqui há um minuto nos dissiparmos como a névoa.

Da mesma forma, os bens materiais são perecíveis. Nada está totalmente seguro.

  • O governo pode quebrar

  • O banco pode falir

  • O negócio pode afundar

  • Os investimentos podem virar pó.

A presença de Deus é tudo o que nós temos. O relacionamento com Ele é o nosso bem mais precioso. Essa é a única coisa que nada pode tirar de nós.

Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração

Mateus 6.21

Priorize o que realmente importa

Nossa vida é feita de escolhas, e nossas prioridades definem quem nós somos. Portanto, o que define o quanto Deus é o primeiro lugar e a prioridade da nossa vida depende das nossas escolhas diárias.

Ler a Bíblia ou mexer no celular? Meia hora de oração ou mais um episódio daquela série? Cultuar a Deus ou jogar um pouco? São decisões diárias que mostram onde está o nosso coração.

Se nós priorizamos Deus, precisamos buscá-lo em primeiro lugar. Isso precisa ser feito todas os dias. É como um investimento, um depósito espiritual. Todos os dias, nós podemos colocar mais saldo neste depósito, ou gastar com outros interesses.

Um dos principais recursos que nós temos é o tempo. Ele é escasso, precisa ser usado com sabedoria. Mas a escolha é sua: você pode usar seu tempo para buscar mais a Deus ou para buscar apenas lazer e coisas passageiras.

Parece uma boa ideia largar as coisas espirituais de lado para nos dedicarmos totalmente às coisas materiais. Também parece interessante deixar de lado o tempo precioso com a família e com as pessoas queridas.

Mas a verdade é que essas escolhas ruins só vão trazer arrependimento. Decida investir em seu relacionamento com Deus e com pessoas queridas hoje, pois o tempo não volta.

O que não se pode perder

É muito triste ver a destruição de tudo o que você construiu. Ver seu patrimônio reduzido a carvão. Pior ainda é perder pessoas queridas, pois as coisas materiais podem ser recuperadas, mas a vida não.

A nossa vida é muito frágil. Precisamos valorizá-la. E só existe um jeito de não perdê-la.

A única forma de salvar a nossa vida é entregando totalmente ao Senhor. É colocando nossa alma aos Seus pés, fazendo a vontade dEle e o buscando acima de tudo.

Ora, se Deus é o nosso tudo, jamais ficaremos sem nada. Ainda que todos os nossos bens se vão, a nossa força e a nossa alegria estarão nEle, nós nunca as perderemos. O Senhor é o nosso verdadeiro tesouro.

O próprio Jó perdeu tudo o que tinha. Pior ainda, perdeu todos os seus filhos em um mesmo dia. Mas ele não perdeu a confiança no Senhor, o desejo de adorar a Deus. E Deus restaurou a sua sorte.

É tempo de colocarmos nossas expectativas em Deus. Claro, isso não exclui o fato de cuidarmos da nossa vida financeira e do nosso trabalho.

Mas é entender tudo isso como um instrumento para agradar e glorificar a Deus, não como um fim em si mesmo. Porque tudo o que é material tem um fim, mas o espiritual é eterno.

Coloque sua esperança naquilo que nem fogo, nem água, nem furacões podem levar.

Um abraço e até a próxima semana. Deus abençoe.

Árley Sevilha

🎁 Presente para você

Planner da Leitura Bíblica:

Quer colocar Deus em seus planos? Uma das melhores formas é conhecendo mais a Sua Palavra. Por isso, preparei um Planner da Leitura Bíblica em um ano (ou 365 dias, pois você pode começar quando quiser). Para baixar, basta clicar no botão:

📕 Lançamento do meu livro

Como vocês sabem, decidi publicar os devocionais em João em forma de livro físico e e-book. É um processo bem demorado e complexo, mas Deus está abençoando e portas estão se abrindo. Ainda não temos uma data certa para o lançamento, mas é provável que seja na segunda quinzena de fevereiro. De qualquer forma, o e-book vai ficar gratuito por alguns dias na Amazon e eu vou precisar muito da ajuda de vocês, no sentido de comentar e avaliar, pois é assim que um livro consegue aparecer por lá. Conto com cada um. Deus abençoe 🙏 

🛜 Siga minhas redes sociais