- O Devocional de Hoje
- Posts
- O sacrifício que atrai a atenção de Deus
O sacrifício que atrai a atenção de Deus
Ele quer aquilo que nos custa
Seja bem-vindo ao nosso encontro semanal. Toda segunda-feira, entre 9h e 11h, eu envio uma palavra de encorajamento para a nossa semana. Hoje, vamos refletir sobre o que acontece quando Deus se agrada do sacrifício.
Antes, a passagem bíblica para a reflexão:
E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o Senhor, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação, e ofereceu sobre ele mil holocaustos.
Tudo o que envolve a história de Salomão foi marcado por grandeza. Em algumas coisas, podemos dizer que até por extravagâncias.
Como sabemos, ele foi o homem mais sábio e mais próspero de todos os tempos.
Porém, algo que pouca gente nota é como Salomão era grandioso em sacrificar a Deus, em dar a Ele ofertas de louvor.
Ele sabia agradar a Deus.
Essa era uma grande qualidade de Salomão, e nós podemos aprender com ele.
Um grande sacrifício, uma grande resposta
Todos sabemos como Salomão adquiriu sua prodigiosa sabedoria: Deus aparece a ele, em sonhos, e lhe pergunta o que ele desejava.
Salomão faz uma escolha alinhada ao propósito de Deus, e pede sabedoria.
Porém, antes disso, ele ofereceu um grande sacrifício a Deus. Foram 1000 holocaustos. Bem, essa era a forma de oferecer sacrifícios a Deus no tempo da Antiga Aliança. O ofertante oferecia a Deus o melhor que tinha, em cheiro suave ao Senhor.
Aliás, ele certamente aprendeu o valor dos sacrifícios a Deus com seu pai, Davi, o adorador por excelência:
O rei Davi, porém, respondeu a Araúna:― Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não darei ao Senhor aquilo que pertence a você nem oferecerei um holocausto que não me custe nada.
Deus se agradou da oferta de Salomão. Mas entenda, não era o tamanho da oferta que agradava a Deus. Era a disposição do coração.
O sacrifício que agrada a Deus
Deus não se impressiona com os números.
Do que Deus se agradou, então?
Deus está muito mais preocupado com a intenção do ofertante. Ele não quer uma oferta maior, Ele quer um ofertante melhor.
Salomão deve ter ouvido palavras do tipo: “para quê tudo isso? É exagero”. Para agradar a Deus, no entanto, ele não pensou assim.
Hoje, a oferta que Deus quer não é mais de sacrifícios de animais. Na verdade, Deus sempre preferiu outro tipo de sacrifício.
Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.
Quando oferecemos ao Senhor o sacrifício que O agrada, isto é, com um desejo de alegrá-Lo (sem intenção apenas de receber algo em troca), somos abençoados de forma tremenda.
Deus responde a nossa busca
“Irmão Árley, você está dizendo que podemos fazer por merecer algo de Deus?” . Absolutamente, não é isso.
Na verdade, tudo o que recebemos é por graça e favor. A salvação é pura obra da graça. Porém, em algumas áreas da vida - inclusive em questões de nível espiritual - Ele vai nos dar conforme nossa entrega a Ele.
Luciano Subirá, em Até que nada mais importe, nos fala sobre uma lei espiritual importante: a reciprocidade de Deus, ou mutualidade de Deus.
Deus responde à nossa busca por Ele na medida em que nos entregamos nessa busca. Quem busca pouco, recebe pouco. Quem busca mais, recebe mais. Tudo é de graça, mas tem um custo.
David Wilkerson falava bastante sobre o custo da unção. A unção não se compra, mas se paga um preço por ela: santidade, oração, entrega, lágrimas.
Aliás, no novo livro que estarei lançando daqui há algumas, dediquei um capítulo inteiro apenas para falar desse custo de viver o propósito.
O que realmente me custa
Veja, Deus não se impressiona o que fazemos. Na verdade, Ele não é surpreendido por nada. Ele é quem nós surpreende com Sua graça e favor.
Deus não está procurando ofertas grandiosas. Ele não é interesseiro, nada que temos pode comprá-lo. Ele já tem tudo. Mas nos ama tanta que quer o melhor de nós.
E todos nós temos algo que Deus quer, algo que nos custa entregar. Esse fim de semana, Deus me disse claramente que queria algo de mim: mais tempo de busca a Ele (algo que vai me custar) para que Ele me use mais.
Deus quer queimar o altar do nosso coração, com nossos sacrifícios em cheiro suave.
Mas o que estamos dispostos a sacrificar?
O tamanho do nosso sacrifício vai ditar o tamanho da nossa resposta.
Um abraço e até semana que vem. Deus abençoe.
Árley Sevilha
P.S.: Durante as próximas edições, vou falar mais sobre o livro novo e te atualizar sobre todo o processo. Aguarde.
Apoie o Devocional de Hoje
👉 Toque na imagem abaixo e visite o site da 1440. Nosso patrocinador da edição.
Basta fazer uma simples visita, e você estará ajudando a manter o nosso trabalho no ar! Obrigado.
Join over 4 million Americans who start their day with 1440 – your daily digest for unbiased, fact-centric news. From politics to sports, we cover it all by analyzing over 100 sources. Our concise, 5-minute read lands in your inbox each morning at no cost. Experience news without the noise; let 1440 help you make up your own mind. Sign up now and invite your friends and family to be part of the informed.

