O propósito da dor

Devocional 08/21

Bem-vindo ao oitavo dia do desafio devocional. Convido você a ler este texto curto, orar ao Senhor e tirar um tempo para meditar. Vamos juntos?

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

2 Coríntios 12:9

O espinho na carne de Paulo é um dos assuntos mais debatidos das Escrituras. Cada um tem um tese sobre o que poderia ser.

Para alguns, era uma enfermidade física. Para outros, era um demônio que o atormentava. Alguns acham que eram as lembranças do seu tempo de perseguidor da igreja. Há até quem pense ser esse espinho um pecado oculto de Paulo (o que eu acho um absurdo).

Confesso que também tenho muita curiosidade. Porém, a regra básica da interpretação bíblica é:

Onde a Bíblia não tem voz, não devemos ter ouvidos.

Portanto, eu não quero tecer nenhuma teoria sobre isso. O fato que Paulo teve várias provações e lutas. E esse espinho foi mais uma delas. Enfim, não era algo agradável.

O que sabemos, com certeza, é que Paulo orou ao Senhor para se livrar desse incômodo. E o mais impressionante é a resposta de Deus:

A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza

Paulo estava sofrendo com uma aflição, e era uma permissão do Senhor. E isso não era por acaso. Deus tinha um propósito nessa dor.

Como dissemos ontem, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

Paulo compreendeu muito bem qual era esse propósito: Não deixá-lo se gloriar e fazê-lo entender que a graça era suficiente.

Eu sempre digo: o sofrimento e a dor são inevitáveis neste mundo. A diferença é que, pra quem serve a Deus e busca viver para a Sua glória, nenhum sofrimento é em vão.

Não sabemos qual o motivo específico de cada provação ou luta. Talvez seja até melhor assim, pois não comprendemos os desígnios de Deus. Eles estão além do nosso limitado entendimento.

Porém, temos a certeza de que Deus nos fortalece em nossa fraqueza e nos faz triunfar sobre a dor.

Deus tem várias formas de trabalhar em nosso favor, e essa é uma delas. Descanse nessa verdade.

Um abraço e até breve!

Se não recebeu algum dos devocionais, pode ser que eles caíram na caixa de spam. Se possível, verifique a caixa de spam e, ao encontrar nossos e-mails, marque com “Não é spam”.

Caso não encontre, você pode acessar os dias anteriores pelo nosso canal do WhatsApp e pelo site: news.odevocionaldehoje.com.br.