O Bom Pastor 🐑

Dia #10 - Desafio Lendo o Evangelho de João

Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

João 10.14

A cultura do Oriente Médio, em especial a dos israelitas, estava muito ligada à pecuária. Ela fazia parte da identidade hebraica. A criação de animais, principalmente ovelhas e cabras, além de base do sustento de muitas famílias, era algo muito familiar para esse povo.

Muitos personagens bíblicos importantes foram pastores: os patriarcas, o rei Davi, Moisés e muitos outros. Inclusive, Davi compôs muitos salmos comparando o Senhor a um pastor, que cuida do seu povo.

Quando Jesus diz: Eu sou o Bom Pastor, as pessoas deveriam entender o quão séria era a relação de cuidado e zelo entre o pastor e suas ovelhas.

Para um verdadeiro pastor, as ovelhas não eram meros animais, com valor comercial. Existia uma relação de extrema confiança e cuidado. A ovelha é um animal indefeso, mas o pastor é quem cuida dela:

  • O pastor provê o alimento  

  • O pastor conduz suas ovelhas 

  • O pastor cura as feridas

  • O pastor protege suas ovelhas dos perigos e predadores

Jesus é não apenas o pastor, Ele é o bom pastor. O único, incomparável. O pastor ama suas ovelhas e as protege. Proteger a ovelha envolve riscos de vida. O próprio Davi enfrentou o urso e o leão para proteger seu rebanho.

Em uma região árida como Israel, o pastor precisava enfrentar, além dos perigos, a dificuldade de encontrar água e pastagens para o seu rebanho.

Ao fim de um dia de caminhada, ele as colocava em um aprisco, que era um lugar protegido, entre as rochas. Passavam a noite, e de manhã ele as chamava. As ovelhas só saiam porque reconheciam a voz do pastor, e ele as ajudava a sair.

Percebe que as ovelhas precisam conhecer a voz do seu pastor? Era até uma defesa para elas, pois havia ainda os ladrões que tentavam roubá-las.

Jesus é o bom pastor que deu, literalmente, a vida pelas Suas ovelhas. Essa é mais uma prova que Jesus é verdadeiro. Próximo ao tempo de Jesus, houve muitos falsos Messias. Mas nenhum deles se entregou pelos seus, como nosso Salvador.

Jesus dá uma importância ímpar à cada uma de Suas ovelhas. Ele as convida para uma vida de intimidade. As ovelhas conhecem o seu pastor, e o pastor conhece as ovelhas. A voz dele fica gravada na memória. Assim também, nós conhecemos a voz do Senhor e somos Sua propriedade.

Jesus também afirma ser a porta das ovelhas. Ele está conduzindo suas ovelhas para Ele mesmo, pois Jesus é o único caminho.

Há uma diferença muito grande entre o pastor e os mercenários - nesse caso, os fariseus. Eles eram mercenários, porque não se importavam com as ovelhas e sim com seus próprios interesses. Somente o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas, pois elas são Suas.

Assim como as ovelhas confiam no seu pastor, e vão aonde ele for, você também precisa confiar em Jesus. Não se afaste de Sua presença gloriosa e do Seu cuidado sobrenatural.

Siga o doce sim da Sua voz, e você será conduzido às águas tranquilas. Essa é a vida abundante que o Bom Pastor reserva para você.

Como desafio, te convido a ler todo o capítulo 10 de João.

Já estamos quase na metade do desafio. Não desista.

Um abraço e até amanhã. Deus abençoe 🙏 

Árley Sevilha