Não ande com o tanque vazio

Isso pode ser muito perigoso

Como descobrir o nível de combustível espiritual?

Existe um hábito entre alguns motoristas que não faz nenhum sentido: o de andar na reserva.

Você corre um sério risco de sofrer a famosa pane seca. Ou seja, pode parar por falta de gasolina. Uma situação bem constrangedora e até perigosa.

Como eu dirijo por pouco mais de 40 km para chegar ao trabalho, já tenho um cálculo de quanto vou gastar pra na viagem e faço um certo controle. Mas, um belo dia, eu me desliguei um pouco e não percebi que estava andando na reserva. Só percebi quando ouvi um sinal sonoro e uma luzinha laranja piscando no painel: Eu estava na reserva da reserva.

O desespero foi grande. Ficar sem gasolina em plena BR não era nada bom. Felizmente, consegui chegar a um posto e continuar minha viagem. Aquele dia me trouxe algumas reflexões, e vou compartilhar agora com você.

Quando liga o sinal de alerta

Não é muito sábio andar com tão pouco combustível. Mas algumas pessoas fazem isso. A maioria das pessoas não faz isso com o carro, porque sabe que não é prudente. Fazemos isso, de forma bem mais frequente, com a nossa vida espiritual.

Acredite, a nossa vida espiritual também precisa de combustível. E se não a abastecermos… ela pode parar.

Como um carro, nós também precisamos recorrer a um posto espiritual, uma fonte inesgotável, para nos abastecer.

O problema é que a gente não tem um painel indicando nossa escassez espiritual.  As luzes laranjas não vão se acender.

Existem sinais? Existem. Mas é preciso ser sensível para percebê-los. Jesus nos alerta sobre o perigo de descuidarmos do nosso tanque espiritual. 

Se não estivermos alertas, podemos ficar na mão. Jesus nos conta uma parábola em Mateus 25, sobre a necessidade de cuidarmos do nosso estoque espiritual:

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

Mateus 25.1-4

Perdendo a reserva de azeite

O azeite era o mais próximo de um combustível naqueles tempos bíblicos. Ele era usado na culinária, mas também era bastante utilizado para iluminação. Era colocado em candeias, as lâmpadas daquele tempo, e assim eles não ficavam no escuro.

Aquelas mulheres estavam indo ao encontro do noivo. Mas existia uma caminhada até esse momento. A noite era longa. Quem ficasse sem azeite, ficaria no escuro e perderia a ocasião.

As prudentes guardaram o azeite. Elas sabiam de todas as dificuldades, e redobraram o estoque. As outras cometeram a loucura, a insensatez, de não levar mais azeite. E o pior: não perceberam a tempo que estavam com suas vazilhas quase secas. Por conta disso, elas perderam o azeite e a festa.

Não é tão fácil perceber se você está com o azeite baixo, você já sabe. Muita gente está andando com o tanque vazio, ou com a botija vazia, há muito tempo. E nem se deu conta.

Mas, se você olhar um pouco para a sua vida com Deus, vai descobrir como está o nível do seu tanque.

Este depósito espiritual é o que te fortalece, te mantém de pé. É o que te faz estar animado e animando as pessoas na caminhada com Deus.

Se o seu ânimo está baixo, sua alegria não está mais em Deus, sente falta de interesse pelas coisas do céu… sinto muito: o seu tanque está abaixando. 

A boa notícia é: você pode encher de novo o seu tanque espiritual.

Encha o seu depósito espiritual

Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós

II Tm 1.14

Quando um veículo está com o tanque quase vazio, a solução é parar para abastecer. Na nossa vida com Deus, é bem parecido. Ele é a fonte, e nós dependemos da energia dEle.

E esse parece ser o nosso problema: parar as nossas coisas para estar com Deus.

A gente anda tão corrido, tão atarefado, que a palavra parar já parece doer nos ouvidos. Essa é a era da produtividade, da eficiência, dos sistemas de execução de tarefas.

Isso não é ruim. Mas a nossa vida não é feita só de trabalho, carreira, estudos. Também existe família, igreja, vida com Deus.

Nessa imensa corrida entre tentar ser eficiente em todas as áreas da vida, às vezes vai sobrar para uma delas. É um cobertor curto.

Se você tem um tempo limitado, e quer fazer mais coisas, a única forma é deixar alguma de lado.

E, nesse caso, a gente costuma deixar de lado… Ela mesma, a vida espiritual. Até porque os prejuízos na vida espiritual não são tão perceptíveis. Você pode viver anos andando com o tanque vazio e nem se dar conta. Mas quando a cobrança vem, o preço é muito alto. 

Por isso, é tempo de abastecer o seu reservatório espiritual. De mantê-lo sempre em bom nível. Deus já te deu um estoque, agora o desafio é cuidar daquilo que você tem. Mas como fazer isso?

A única forma de cuidar das coisas espirituais é… Através de práticas espirituais:

  • Oração

  • Leitura da Palavra

  • Jejum

  • Comunhão com os irmãos

  • Adoração

Deus é a fonte de todo esse depósito espiritual. Então, você precisa estar conectado diretamente nessa fonte poderosa e inesgotável.

Durante esses dias, em que o mundo celebra tudo aquilo que não agrada a Deus, procure utilizar o seu tempo para fortalecer sua comunhão com Deus, e se afastar de tudo aquilo que rouba seu depósito.

Para te motivar ainda mais, separei alguns contéudos bíblicos e estudos, para você poder maratonar durante esses dias. Veja a minha lista:

  1. Guarda o que tens, um artigo sobre a importância manter o que Deus já nos deu.

  1. Como ler a Bíblia toda em um ano, sobre a importância e as formas de se organizar para ler a Palavra de Deus

  1. Como fazer um devocional diário poderoso, sobre dicas para o seu momento com Deus.

  1. E por fim, um pequeno estudo sobre a oração do Pai nosso.

Temos ainda o meu livro, em versão e-book, que finalmente saiu! E ele está com uma promoção especial de lançamento. Aliás, você pode até ler de graça, se tiver a assinatura do Kindle Unlimited.

Aliás, se você puder, não deixe de avaliar o livro na Amazon. Isso é muito importante para mim. Mesmo que não vá comprá-lo, você que já leu os devocionais já sabe o quanto eles são impactantes.

Por hoje é isso, um abraço, fique com Deus e até a próxima semana.

Árley Sevilha