- O Devocional de Hoje
- Posts
- O milagre mais improvável
O milagre mais improvável
Dia #11 - Desafio Lendo o Evangelho de João
E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Um milagre é algo extraordinário, sobrenatural, fora do comum. Para nós, é algo impossível. Às vezes, até impensável. Jesus, porém, é especialista em causas impossíveis. Ele pode todas as coisas.
O capítulo 11 de João apresenta o milagre mais extraordinário de Jesus. Trazer alguém de volta à vida é algo inimaginável. Mas esse milagre traz alguns detalhes incríveis, que eu quero compartilhar com você..
Lázaro era um amigo querido de Jesus. Na verdade, Ele amava profundamente aquela família: Marta, Maria e Lázaro.
Mesmo assim, Lázaro fica doente e morre. Ora, se Jesus curou tanta gente, que nem o conhecia, porque deixou que seu melhor amigo morresse?
Essa é uma grande verdade. Nossa intimidade com Cristo não nos impede de passar por lutas, provações, sofrimentos.
Mas, como sempre digo, existe uma grande diferença entre sofrer com Ele e sofrer sem Ele. Mesmo passando por situações difíceis, a qualquer momento Deus pode mudar a nossa sorte. Além disso, nos conforta saber que nada sai do controle do Senhor.
No caso de Lázaro, os seus entes queridos estavam tristes também por acharem que Jesus perdeu o controle da situação. Se Jesus estivesse lá, ele poderia curá-lo antes.
Pois Jesus não apenas estava no controle, como também tinha um plano maravilhoso reservado para aquele momento.
Aquela enfermidade de Lázaro, e sua morte em seguida, seriam a ocasião perfeita para a manifestação da glória do Senhor.
Ao chegar em Betânia, 4 dias depois da morte de Lázaro, Jesus contempla o desespero de Marta e Maria. E aqui está registrada uma das mais poderosas passagens de todo o Evangelho:
Jesus chorou
Sim, essas duas palavras têm um impacto tremendo. Mostram a humanidade de Jesus. Mais ainda, revelam que Ele não está alheio às nossas dores e angústias.
Jesus não é um Deus distante e inacessível: Ele é Emanuel, Deus conosco. Está sempre presente, mesmo nos piores momentos.
Mesmo próximo de realizar o milagre, Jesus chora ao ver e sentir a tristeza de pessoas amadas. Ele conhece a sua dor, e não está alheio a ela.
Muitos dos judeus acreditavam na ressurreição. Até porque existem relatos de ressurreição nas Escrituras. Mas nunca após 4 dias depois da morte. Se existisse uma escala de improvável, esse seria o grau mais alto.
Mas Jesus opera esse grandioso sinal. Ele chama a Lázaro dentre os mortos. Ele é a ressurreição e a vida, e isso fica claro aqui. Ressuscitar a Lázaro, depois de 4 dias, foi uma prova cabal do poder e da glória do Filho de Deus.
Sabe quando uma história tem um clímax, um ponto de virada? Esse foi um desses pontos chave na vida de Jesus.
Muitas pessoas seguiam a Jesus, mas ainda não O viam como Filho de Deus. Agora, a glória é manifestada de tal forma que levou muitas pessoas a crerem em Jesus como o Filho de Deus. Inclusive, a família de Lázaro.
Apesar disso, esse milagre foi um dos maiores combustíveis para a prisão e morte de Jesus. Enquanto os que O amavam passaram a crer nEle ainda mais, o que o O odiavam o perseguiram ainda mais.
Deus manifesta sua glória em meio aquela situação terrível e desesperadora. Ele também pode manifestar Seu poder no meio das suas lutas e dificuldades.
Ele ainda é o mesmo, o Autor da Vida, o Filho de Deus, o Todo-Poderoso. Ele pode fazer grandes coisas.
Essa dificuldade pode ser uma chave para Ele se revelar a você, para que você o conheça ainda mais.
Um abraço e até amanhã, no próximo devocional. Leia o capítulo 11 de João. Deus abençoe 🙏