- O Devocional de Hoje
- Posts
- Como Espalhar Esperança em Meio ao Caos
Como Espalhar Esperança em Meio ao Caos
A Incrível História de John Harper


Você tem levado esperança ao mundo?
Imagine um navio condenado a afundar: a água invadindo o convés, os gritos de pavor ecoando e o desespero tomando conta de cada pessoa a bordo.
Nesse cenário de terror, a única ideia que passa pela sua cabeça é: “Como eu posso salvar a minha vida?”. É o instinto natural de quase todo mundo.
A história de hoje, no entanto, é sobre alguém que fez exatamente o contrário. Um homem que escolheu ficar nesse navio.
Ele não era um louco tentando dar cabo à própria vida. Ele queria algo maior: salvar as outras almas dentro daquele navio, mesmo que isso lhe custasse a sua própria vida. Ele levou aos outros a razão de sua esperança.
Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.
Essa é a história real de John Harper, o pastor do Titanic, um verdadeiro herói da fé. Vamos conhecer um pouco mais de seu exemplo impactante. Continue lendo…
O Pregador do Titanic

Todos conhecem a história do Titanic. Você, muito provavelmente, já até assistiu o filme - afinal, é uma das maiores bilheterias de todos os tempos. O maior navio do mundo, até então, partiu de Southampton, em 1912, rumo aos Estados Unidos. Ele nunca chegou ao destino.
No meio do caminho, ele se encontra com um enorme iceberg. As avarias causadas levam o gigante dos mares ao abismo. Imagine o desespero das milhares de pessoas à bordo… os botes não eram suficientes, a maioria das pessoas morreria, esse era o destino certo.
Em meio a tudo isso, uma linda história se desenrola. Não estou falando do romance de Jack e Rose, mas de uma demonstração de amor pelas almas, fé e senso de propósito.
Em meio às águas geladas do Atlântico Norte, uma voz ecoa e aquece os corações desesperados. John Harper, renomado pregador batista, estava a caminho da América para pregar em uma igreja.
Ele recebe uma generosa oferta: subir em um bote e salvar sua vida. Contrariando toda lógica, ele escolhe ficar junto com os náufragos e lhes dizer palavras de consolo em meio ao caos. Ele sabia que existia uma esperança além dessa vida - uma vida eterna.
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
No pior momento de suas vidas, o reverendo Harper entende e aproveita a última oportunidade de levar o amor de Deus e a esperança da vida eterna para aqueles moribundos. Sim, a vida terrena deles estava acabando. Mas suas almas estariam seguras. Para isso, bastava se arrepender e confessar o nome de Jesus.
O Propósito Divino em Meio à Tragédia
A pergunta que muita gente se faz é: por que Deus permitiria um servo fiel estar no meio de uma tragédia? A resposta não está em um castigo divino, pois nem todo sofrimento é castigo. Ele é inerente à condição humana.
Mas existem situações que podem servir a um propósito maior. No caso, John Harper decidiu ser um farol de esperança em meio à escuridão do desespero.
Talvez você esteja pensando: “Que linda história desse homem de Deus; mas o que eu posso aprender com ela”?
Talvez você não se encontre em um navio prestes a afundar. Mas alguém perto de você pode estar mergulhado na crise. Existem situações que nos fazem perder as esperanças.
Na verdade, o mundo está naufragando, afogado em incertezas e medo. Guerras, desastres naturais, doenças e a crescente sensação de vazio existencial nos assombram.
Até mesmo a tecnologia, com suas promessas de progresso e bem-estar, não pode preencher o vazio da alma humana. A maldade, o pecado e a morte são problemas que vão além de todas as nossas capacidades.
É nos momentos de crise, tanto pessoal quanto global, que a Palavra de Deus encontra mais espaço nos corações. Pode parecer um contrassenso, mas podemos encarar esses momentos como uma oportunidade de levar a Palavra da Esperança a todos ao nosso redor.
Espalhe Esperança em Meio ao Caos
Nosso mundo contemporâneo pode ser comparado ao Titanic. É um mundo que naufraga em caos e incertezas. Guerras, desastres naturais, doenças e a crescente sensação de vazio existencial nos assombram.
Em meio a esse cenário sombrio, a mensagem de esperança de John Harper ressoa com força. Devemos encarar o caos como uma oportunidade de nos aproximarmos de Deus, de compartilhar a Sua palavra e de levar esperança aos corações desesperados.
Assim como John Harper, somos chamados a ser faróis de esperança em um mundo de escuridão e caos. Que a fé nos guie, que a palavra de Deus nos inspire e que o amor nos impulsione a compartilhar a mensagem de salvação com todos aqueles que clamam por esperança.
Que nós também sejamos cheios dessa esperança no Senhor. Não uma esperança cega, mas a verdadeira esperança que sementes as palavras do nosso Senhor Jesus nos proporcionam.
Um abraço e até a próxima. Deus abençoe!
Árley Sevilha
Meus presentes para você
(1) Os primeiros capítulos do meu livro
Como você deve saber, eu lancei o meu primerio livro, em formato e-book. E eu estou te presenteando com os primeiros capítulos, por tempo limitado. Aproveite:
(2) Planner da Leitura Bíblica
Quer colocar Deus em seus planos? Uma das melhores formas é conhecendo mais a Sua Palavra. Por isso, preparei um Planner da Leitura Bíblica em um ano (ou 365 dias, pois você pode começar quando quiser). Para baixar, basta clicar no botão: