Aprenda a viver contente

Devocional 20/21

Bem-vindo ao penúltimo dia do desafio devocional. Convido você a ler este texto curto, orar ao Senhor e tirar um tempo para meditar.

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.

Filipenses 4.11-12

“A vida é uma constante oscilação entre a ânsia de ter e o tédio de possuir”. Assim definia Arthur Schopenhauer, um dos maiores filósofos de todos os tempos.

De fato, a frase de Schopenhauer descreve bem o que é o ser humano. Um dia, estamos ansiosos para começar em um novo trabalho. No outro, já estamos reclamando dele.

A gente nunca está satisfeito. Você já viu alguém falar que está feliz com o seu salário? Quem ganha X quer ganhar 10X, é simples assim.

Não há nada de errado em querer buscar sempre o melhor para nós. Mas a Bíblia também nos ensina a ser contente.

O contentamento bíblico é uma doutrina esquecida, o que não diminui sua importância.

Um dos melhores exemplos de contentamento é o apóstolo Paulo. Ele entendeu o propósito de Deus para sua vida e vivia com alegria. Ele aprendeu a viver contente em qualquer circunstância.

Contentamento quer dizer satisfação. Paulo era alguém satisfeito.

A sociedade atual nos coloca sempre na berlinda. Se você não sobe os padrões esperados, você pode ser visto como acomodado, estagnado, frustrado. E uma coisa não tem a ver com a outra.

Deus quer que a gente avance, mas não desprezando o que Ele já deu.

O mais interessante sobre o contentamento é que ele pode - e deve - ser aprendido. Não é algo fácil, mas Deus nos capacita a viver satisfeitos nEle.

Se a razão da sua satisfação está em coisas passageiras, ele não vai durar muito. Agora, se o Senhor é a razão do seu contentamento, você estará sempre contente.

Como aprender a ser contente, então? Olhando sempre com gratidão e pensando no que Deus nos deu, e não no que nos falta.

Entendendo que Deus é a nossa alegria e a nossa porção, e que tudo que Ele ja fez por nós é muito mais do que merecemos.

Ele é a razão do nosso contentamento, e nEle somos satisfeitos. Ele é suficiente.

Faça do contentamento um verdadeiro estilo de vida e experimente bênçãos através dele.

Não dependa das circunstâncias para se sentir feliz. Dependa do Senhor, Ele é a fonte da verdadeira alegria.

Um abraço e até amanhã.

Você gosta do meu trabalho e quer me apoiar? Você pode me ajudar com seu clique. A cada clique, de cada pessoa, o patrocinador desta edição contribui com um valor. Basta clicar no banner e esperar a página carregar, não precisa se inscrever. Obrigado pelo seu apoio!

Fact-based news without bias awaits. Make 1440 your choice today.

Overwhelmed by biased news? Cut through the clutter and get straight facts with your daily 1440 digest. From politics to sports, join millions who start their day informed.

Se não recebeu algum dos devocionais, pode ser que eles caíram na caixa de spam. Se possível, verifique a caixa de spam e, ao encontrar nossos e-mails, marque com “Não é spam”.

Caso não encontre, você pode acessar os dias anteriores pelo nosso Canal do WhatsApp e pelo site: news.odevocionaldehoje.com.br.