- O Devocional de Hoje
- Posts
- A videira verdadeira 🍇
A videira verdadeira 🍇
Dia #15 - Desafio Lendo o Evangelho de João
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Jesus é a videira verdadeira. Quem está nEle, dá muito fruto
Jesus faz mais uma declaração sobre si mesmo. Ele é a videira verdadeira. A videira, a planta que produz uvas, é muito presente nas citações bíblicas. Deus, muitas vezes, usa essa figura para simbolizar o povo de Israel.
Mas, agora, Jesus se declara a videira verdadeira. É uma fala que diz muito sobre Ele e Sua obra, mas que também diz muito sobre nós, Seus discípulos. E diz muito sobre o nosso relacionamento com Cristo.
Afinal, Evangelho é relacionamento com Cristo. Mas não é qualquer tipo de relacionamento. Jesus quer de nós um nível de comunhão e intimidade com Ele.
Jesus é a videira verdadeira, e nós somos os ramos. Assim como os ramos de uma videira precisam estar ligados ao tronco para receberem seiva e produzirem, nós também precisamos estar enxertados em Jesus.
Estar enxertado em Jesus traz muitas implicações para a nossa vida. Somos dependentes dEle. Assim como o galho não existe sem a árvore, nossa vida não faz sentido fora do Senhor Jesus.
Essa conexão com o Senhor não pode ser algo passageiro ou casual. Somos chamados para permanecer nessa videira verdadeira.
A palavra “permanecer” é repetida quase de forma exaustiva ao longo da fala de Jesus, revelando a importância de estar em Cristo e continuar nEle. Existe muita gente começando a caminhada cristã com todo entusiasmo. Mas isso não é suficiente. Deus quer constância.
Permanecer não é fácil. Exige deixar muitas coisas para trás. Exige se deixar ser podado. Assim como ramos de uma videira precisam ser podados para produzirem mais, nós também devemos ser podados, limpos, renovados.
Quando o agricultor, nosso Deus, nos poda, está tirando tudo aquilo que atrapalha. O Evangelho não é só sobre ganhar. Também é necessário abrir mão de muitas coisas. Pode parecer doloroso no começo, mas é essa poda que vai te fazer frutificar.
Os frutos são os resultados da transformação que Deus faz na nossa vida. Se não existem, é porque ainda não fomos mudados. Nossos pensamentos, atitudes, visões, ações, tudo precisa estar de acordo com os padrões do Reino.
Hoje é o dia em que comemoramos o Natal. Muitas pessoas usam essa data apenas para festejar. Enquanto escrevo esse devocional, existem umas muitas festas acontecendo. As pessoas viraram a madrugada bebendo e ouvindo música alta (de gosto duvidoso, por sinal). Eu posso imaginar que não tiveram tempo de pensar no verdadeiro motivo do Natal. Quando não estamos em Jesus, não permanecemos nEle, fica difícil de se lembrar dEle… mesmo no Natal.
Meu convite, nessa manhã de Natal, é a permanecer no amor de Jesus. Deixe Ele retirar tudo o que atrapalha essa comunhão. Reconheça sua dependência dEle. E peça a Ele que te faça frutificar ainda mais.
Aquele que está nEle, e permanece nEle, esse dá muito fruto. Seja um ramo cada vez mais frutífero da videira verdadeira.
Obrigado por ler mais este devocional. Desejo um Feliz Natal e muitas bênçãos de Deus sobre sua vida.
Convido também a ler o capítulo 15 de João. Um abraço e até amanhã.