A oração mais emocionante da história

Dia #17 - Desafio Lendo o Evangelho de João

E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;

João 17.20

Jesus é o nosso exemplo supremo em tudo. Ele orava sem cessar. Por mais ocupado que fosse em seu ministério na terra, e por mais cansado ou angustiado que estivesse, Ele tinha prazer em estar com o Pai. Se Ele, o próprio Filho de Deus, orava com tanto fervor, devemos nos esforçar para fazer o mesmo.

Jesus orou inúmeras vezes. Na imensa maioria delas, Jesus estava no secreto. Ele nos ensina a orar em secreto. Porém essa ocasião de João 17 é especial.

A hora havia chegado. Em instantes, Jesus seria preso. Ele está preparando tudo para este momento. E o ato final é reunir Seus discípulos e orar por eles.

Esta oração tinha de ser registrada, e tinha de ser na presença dos discípulos. E você já vai entender o porquê. Podemos dividir a oração de Jesus em três partes:

  • Jesus ora por si mesmo e por Sua missão

  • Jesus ora por Seus discípulos

  • Jesus ora pelos futuros seguidores

Eis aí o motivo pelo qual esta oração foi escrita. A oração de Jesus traz esperança e consolo para os discípulos. Eles precisam saber e ver que o Mestre intercede por eles. Mas a oração não é só por eles . É também por todos os que crêem em Jesus, em todas as eras. Sim, Jesus orou por mim e por você.

Como você é um leitor atento, já percebeu que Jesus ora muito pouco por si mesmo. A maior parte da oração é em prol dos Seus. Ele, como o bom pastor, está sempre pensado nas suas ovelhas. Jesus apresenta-as ao Pai, pois as conduziu até aquele momento.

Essa é a oração mais emocionante de toda a história. É chamada “Oração Sacerdotal de Jesus”. O sacerdote, na lei, tinha a função de oferecer sacrifícios e interceder pelo povo. Jesus é o cumprimento de toda a lei.

Ele é, ao mesmo tempo, o sacerdote e o sacrifício. Ele ofereceu a si mesmo como sacrifício perfeito a Deus para nos salvar. 

Ele é o intercessor por excelência. Interceder é rogar, pedir, suplicar a alguém por outra pessoa. Ele é o mediador entre Deus e o homem. Ele está à destra de Deus intercedendo por nós. 

A oração de Jesus é por salvação. Ele pede que os Seus (os de ontem e os de hoje) possam conhecer a Deus. A vida eterna é conhecer a Deus. Precisamos desenvolver o entendimento sobre o Senhor e Sua Palavra. Também pede para que vivamos em unidade e amor, pois é forma de o mundo crer em Jesus. Percebe o tamanho da responsabilidade?

Essa oração poderosa rompeu as barreiras do tempo, pois ela nos alcança até o dia de hoje. Essa oração está se cumprindo em mim e em você, todos os dias. 

A oração intercessora de Jesus é dirigida ao Pai, e é um deleite ver como o Filho fala com o Pai e sobre o Pai.

Mas esta oração também é um chamado. Um desafio para cada um de nós. Como diz Charles R. Swindoll, um grande pastor e escritor americano, nós encontramos nas palavras de Jesus um desafio para responder. Jesus ora pedindo ao Pai que seus seguidores tenham unidade, conheçam a Deus, revelem o Seu amor, guardem a sua Palavra, se santifiquem.

Deus tem o poder de proporcionar tudo isso. Mas nós precisamos responder ao Seu chamado. Afinal de contas, viver a vida que Deus quer de nós depende também de nós, de nossas decisões e atitudes.

Como você tem respondido ao desafio? É tempo de vivermos o amor, a unidade, a verdade de Deus para as nossas vidas. Responda sim ao chamado de Jesus e essa oração, cheia de promessas, se cumprirá em você.

Obrigado por ler mais este devocional. Convido a ler todo o capítulo 17 de João.

Um abraço e até amanhã. Deus abençoe 🙏 

Árley Sevilha

Para não perder nada, inscreva-se também no nosso Canal no WhatsApp

Sua opinião é muito importante