- O Devocional de Hoje
- Posts
- A maior prova de amor de todos os tempos
A maior prova de amor de todos os tempos
O Devocional de Hoje - Edição #039

Um lindo monumento, uma linda história
Quando eu era adolescente, eu tinha uma fixação por livros de história e de geografia. Principalmente por causa das imagens e histórias por trás delas.
Uma das fotos que mais ficou na minha memória foi a de uma construção incrível. E eu fiquei impressionado com sua beleza e grandiosidade. Depois de algum tempo, eu fui ler um pouco mais sobre a história desse prédio.
Trata-se do mundialmente aclamado Taj Mahal. É o cartão postal da Índia. O Taj Mahal é uma das 7 maravilhas do mundo moderno. É um grande monumento, onde hoje funciona um hotel. É um ponto turístico da mais alta envergadura.
Ele foi construído por um grande imperador. É todo feito em mármore, com detalhes em ouro. Levou mais de 20 anos para ser construído, e mais de 10 mil pessoas trabalharam na construção dessa maravilha.
Tudo isso é uma homenagem de um marido por sua esposa preferida. Ela havia falecido, e essa foi a forma que esse monarca encontrou de celebrar a memória da amada. É por isso que o Taj Mahal é chamado, por algumas pessoas, de “a maior prova de amor que existe”.
O amor incomparável
O Taj Mahal é uma demonstração de que o amor humano, por mais imperfeito que seja, é capaz de fazer coisas incríveis. Mas ele está muito, mas muito longe de ser a maior prova de amor de todos os tempos.
O amor das pessoas pode ser admirável, mas o amor de um Deus perfeito, todo-poderoso e todo bom é incomparável.
E o amor de Deus por nós não se manifesta apenas em palavras. Ele provou Seu amor por nós entregando Seu Filho, Jesus.
Nosso Senhor ergueu um símbolo de Seu amor. Ao invés de contratar pessoas para isso, Ele mesmo carregou em Seus ombros a expressão deste amor: uma pesada cruz, carregada com o peso dos nossos pecados.
Ele não provou esse amor com mármore e pedras preciosas, mas com o Seu próprio sangue. Ele não entregou uma parte da sua riqueza, Ele abriu mão de toda a Sua Glória nos céus e veio ao mundo como homem para sofrer por nós.
E o mais incrível sobre a prova de amor de Deus por nós: Ele fez isso por pessoas que não mereciam.
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Apesar de tudo isso, é impossível descrever esse amor. Ele ultrapassa a capacidade expressiva das palavras.
O que esse amor fez por nós
Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
O amor de Deus não é só uma história linda. Ele é uma verdade poderosa e transformadora. É diferente de tudo o que você já viu ou sentiu:
É incondicional, pois amou a todos nós, não dependendo de circunstâncias.
É infinito, não pode ser medido ou calculado.
É eterno, existe desde antes da fundação do mundo.
O amor é a essência de Deus. Nós amamos por alguma razão. Mas Deus é Amor. Ele é a fonte do verdadeiro amor. Não existe amor sem Ele. Ele é o próprio Amor.
E é capaz de fazer algo por nós que ninguém mais pode: nos perdoar e nos conectar de volta com Deus.
Jesus também construiu mansões para celebrar este amor. Mas não são construções terrenas, passageiras. Ele construiu moradas eternas, para que possamos viver para sempre com Ele.
Deus nos ama como somos, mas…

O amor de Deus nos abriu ocaminho para o céu, e esse caminho passa pela obediência
O amor de Deus é incondicional. Ele nos amou como somos. Mas é poderoso para nos transformar e nos conformar à imagem de Seu Filho.
A frase do Tim Keller, um dos meus escritores favoritos, traduz bem isso:
Deus nos vê como somos, nos ama como somos e nos aceita como somos. Mas, pela sua graça, Ele não nos deixa como estamos.
É tão grande e impactante que nos faz mudar. II Coríntios 5.14 diz que esse amor nos constrange. Constranger não é no sentido de envergonhar. É no sentido de nos mover, nos impelir a tomar uma atitude sobre. Não tem como ficarmos indiferentes a este amor.
Todos nós temos pontos a serem melhorados, feridas a serem tratadas, parênteses a serem fechados.
O amor de Deus é incondicional e irrestrito, mas viver a plenitude deste amor é condicional e pessoal. Você precisa viver para Ele e obedecê-lo em tudo. Precisa de um relacionamento com Ele.
Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
Deus está nos convidando a vivermos essa plenitude. Está nos convidando a provar, experimentar e viver neste imensurável amor. Para isso, Ele vai requerer de nós uma vida de entrega e devoção.
Deixe Deus trabalhar em seu interior, e te mudar de dentro pra fora. Deixe esse amor moldar a sua vida e suas atitudes. Seja uma prova viva do que este amor é capaz de fazer.
Um abraço! Deus te abençoe e até a próxima segunda!
Árley Sevilha
🗣️Compartilhe com alguém
Se essa mensagem tocou seu coração, compartilhe com alguém. Seja um canal de bênçãos na vida de outras pessoas!
🛜Siga minhas redes sociais
💎 Minha seleção especial
(1) Os 10 melhores livros que eu já li 📚
Uma lista com meus 10 livros favoritos, com um breve resumo. Leituras edificantes para todo cristão!
(2) As melhores Bíblias de Estudo 📖
Existe uma infinidade de Bíblias no mercado. Mas eu uso e recomendo essas 4 excelentes Bíblias (embora existam outras muito boas)
(3) O melhor curso online de pregação 🎤
Sabe o que Carlos Vailati, Osiel Gomes, Elizeu Rodrigues, Elienai Cabral, Napoleão Falcão e Carvalho Junior têm em comum?
Todos eles são professores da Academia de Pregadores, o curso mais completo de pregação pentecostal do Brasil.
✅Planner da Leitura Bíblica:
Quer colocar Deus em seus planos? Uma das melhores formas é conhecendo mais a Sua Palavra. Por isso, preparei um Planner da Leitura Bíblica em um ano (ou 365 dias, pois você pode começar quando quiser). Para baixar, basta clicar no botão: